Netanyahu: "Estamos a um passo da vitória em Gaza"

Ele reiterou que o Exército israelense "está determinado a concluir a eliminação do Hamas" em todo o enclave palestino, incluindo a cidade de Rafah, onde se encontram mais de um milhão de civis palestinos deslocados.

Israel está próximo da vitória na Faixa de Gaza, prometendo que não haverá trégua com o movimento palestino Hamas até que ele liberte todos os reféns israelenses, declarou o primeiro-ministro do país judeu, Benjamin Netanyahu, no domingo.

Em uma reunião do Gabinete para marcar seis meses desde o início das hostilidades, Netanyahu disse: "Estamos determinados a alcançar a vitória total na guerra, devolver todos os nossos reféns, concluir a eliminação do Hamas em toda a Faixa de Gaza, incluindo Rafah, e garantir que Gaza não represente mais uma ameaça para Israel.

Em suas palavras, as conquistas das Forças de Defesa de Israel (FDI) são "significativas". "Estamos a um passo da vitória, mas os danos que eles nos causaram são dolorosos e de partir o coração", acrescentou.

Sublinhando que ele "deixou claro para a comunidade internacional que não haverá cessar-fogo sem o retorno dos reféns, afirmou: "Essa é a política do Governo israelense, e eu saúdo o fato de que a administração do [presidente dos EUA Joe] Biden deixou claro que essa continua sendo sua posição também".

Deve-se observar que, no início do dia, vários meios de comunicação informaram que as FDI retiraram todas as suas tropas terrestres do enclave palestino do sul. Segundo informações, apenas uma brigada, a Nahal, permanece atualmente no enclave e tem a tarefa de proteger o chamado "Corredor Netzarim", que atravessa Gaza desde a área de Be'eri, no sul de Israel, até a costa do enclave.

O corredor permite que o Exército israelense realize incursões no norte e no centro de Gaza, impede que os palestinos retornem ao norte do enclave e permite que as organizações humanitárias entreguem ajuda diretamente ao norte de Gaza.