Israel retira suas tropas do sul de Gaza

Atualmente, resta apenas uma brigada na Faixa de Gaza, a brigada Nahal.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) retiraram todas as suas tropas terrestres do sul da Faixa de Gaza, informa o The Times of Israel.

A mídia informa que a manobra ocorreu "durante a noite", indicando que apenas uma brigada, a Nahal, permanece agora no enclave.

A tarefa desse grupo militar é proteger o chamado Corredor Netzarim, que atravessa Gaza desde a área de Be'eri, no sul de Israel, até a costa do enclave.

O corredor permite que o Exército israelense realize incursões no norte e no centro de Gaza, impede que os palestinos retornem ao norte do enclave e permite que organizações humanitárias entreguem ajuda diretamente ao norte de Gaza.

A Reuters disse que a informação foi fornecida por um porta-voz militar, sem dar mais detalhes. "A retirada ocorre no momento em que o Egito se prepara para sediar uma nova rodada de negociações com o objetivo de alcançar um cessar-fogo e um acordo de libertação de reféns", disse a agência.

No final de janeiro, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que as FDI não deixariam a Faixa de Gaza e que milhares de prisioneiros palestinos não seriam libertados até que seus objetivos fossem alcançados. "Não terminaremos esta guerra sem atingir todos os objetivos. Isso significa eliminar o Hamas, devolver todos os nossos reféns e garantir que Gaza não represente mais uma ameaça a Israel", reiterou.