Alckmin conversa com secretário de Comércio dos EUA : 'diálogo proveitoso'

O vice-presidente reiterou a disposição do Brasil para o diálogo, em meio ao tarifaço promovido por Donald Trump.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou  nesta quinta-feira (24) que conversou com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, no último sábado (19), informou a Agência Brasil.

Ao falar com jornalistas na sede do MDIC, Alckmin classificou o diálogo como produtivo, e reiterou a disposição do Brasil em negociar. "Diálogo não é monólogo", declarou. 

"A conversa foi boa, tanto foi boa que foi quase 50 minutos e foi proveitosa. Agora, vamos aguardar, são conversas institucionais, devem ser reservadas, mas tivemos sim um contato e essa é a disposição do governo brasileiro", comunicou o vice-presidente.

Alckmin ainda ressaltou que "o presidente Lula tem orientado negociação, não ter contaminação política, nem ideológica". Nesse sentido, apontou que a posição brasileira deve ser voltada a "resolvermos problemas, aumentarmos a complementariedade econômica (...)" e, no geral, avançar numa agenda "extremamente positiva.

A iniciativa faz parte da resposta do governo à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Alckmin também destacou a articulação com um grupo de senadores brasileiros que visitará o país norte-americano para dialogar com setores econômicos e tentar reverter as medidas.

Questionado sobre a inclusão de minerais críticos na pauta bilateral, o vice-presidente disse que o tema é relevante e passível de avanços, mas não forneceu detalhes.