Notícias

UE pronta para retaliar tarifas dos EUA

Bruxelas está preparada para impor tarifas de 15% caso as negociações comerciais com Washington não produzam um acordo até agosto.
UE pronta para retaliar tarifas dos EUAGettyimages.ru / Alicia Windzio

Os Estados-membros da União Europeia (UE) elaboraram uma lista de produtos americanos no valor de 93 bilhões de euros (US$ 109 bilhões) que podem sofrer tarifas de importação de 15% caso um acordo não seja alcançado com Washington até agosto, segundo relatado pela Reuters nesta quinta-feira (24).

A Casa Branca acusou os parceiros comerciais dos Estados Unidos de práticas desleais e usou ameaças tarifárias como alavanca nas negociações. Bruxelas afirma que busca uma solução negociada, mas prepara contramedidas caso as negociações fracassem.

A lista de produtos alvos foi finalizada na manhã desta quinta-feira, disseram os diplomatas aos repórteres. A Hungria foi o único membro da UE a votar contra a medida, informou a Euronews. O documento reúne duas listas anteriores – uma das quais foi aprovada em abril após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de tarifas sobre o aço e o alumínio europeus.

A UE decidiu planejar em conjunto a aplicação das contramedidas para torná-las "mais claras, simples e fortes", disse o porta-voz comercial da UE, Olof Gill, aos repórteres no início desta semana.

Autoridades russas argumentam que a UE permanece vulnerável à pressão americana, retratando os líderes do bloco como fracos e subservientes à agenda política de Washington. Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, observou em abril que, à medida que o Ocidente se afasta do comércio com a Rússia, Moscou deveria "sentar-se na praia e esperar que o cadáver do inimigo passe flutuando. Neste caso, o cadáver em decomposição da economia da UE".