
Estudantes russos ganham cinco medalhas na Olimpíada Internacional de Física

A 55ª Olimpíada Internacional de Física, realizada de 18 a 24 de julho na França, terminou com um resultado notável para a equipe russa, que ganhou três medalhas de ouro e duas de prata.
A equipe recebeu os parabéns do vice-primeiro-ministro russo Dmitry Chernyshenko e do ministro da Educação Sergei Kravtsov.
"Você confirmou mais uma vez a posição de liderança do sistema educacional nacional no cenário internacional [...] Com seus sucessos, você está dando uma contribuição significativa para a popularização da física. Estou confiante de que você tem todas as oportunidades de desempenhar um papel importante na liderança tecnológica do nosso país", disse Kravtsov.

As medalhas de ouro foram para Mikhail Aronov e Ivan Lukin, do Liceu de Física e Tecnologia de Kapitsa, e Grigory Grechkin, do Centro de Excelência Pedagógica de Moscou. Enquanto Igor Krivoshchekov do Liceu 124 na Região de Altai e Pavel Rukovchuk do Liceu de Física e Tecnologia de Kapitsa levaram para casa medalhas de prata.
A Olimpíada Internacional de Física é um torneio internacional organizado anualmente para estudantes do ensino médio. Este ano, a competição reuniu mais de 400 participantes de 87 países.
Os laureados deste evento também venceram a Olimpíada Escolar Pan-Russa no ano acadêmico de 2024/2025 e ganharam medalhas na Olimpíada Asiática de Física de 2025. O número de medalhas acumuladas por equipes russas nas principais olimpíadas internacionais em 2025 chegou a 21.
