Notícias

Putin inaugura novo submarino nuclear e promete reforço à defesa marítima da Rússia

O cruzador submarino Knyaz Pozharsky é uma embarcação do projeto "Borey-A", que faz parte da quarta geração de submarinos nucleares.
Putin inaugura novo submarino nuclear e promete reforço à defesa marítima da RússiaSputnik / Mikhail Metsel

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou nesta quinta-feira (24) da cerimônia de içamento da bandeira naval no cruzador submarino nuclear Knyaz Pozharsky, que entrou em operação na Marinha. O evento foi realizado em Severodvinsk, no norte do país, no estaleiro Sevmash.

"Em um futuro próximo, o novo porta-mísseis defenderá as fronteiras marítimas e a segurança da Pátria. Este já é o quinto porta-mísseis da série do projeto Borey-A entregue à Marinha nos últimos seis anos", afirmou o presidente.

Segundo Putin, esses submarinos compõem a base das forças nucleares estratégicas navais e vão assegurar a proteção do território russo nas próximas décadas.

"Graças ao uso de soluções avançadas de montagem, a embarcação conta com geradores de energia e sistemas de navegação modernos, que melhoram significativamente as condições de trabalho e descanso da tripulação. No total, mais de 70 embarcações estão em diferentes fases de construção nos estaleiros russos. Somente aqui no Sevmash está prevista a produção de seis novos submarinos nucleares até 2030", declarou o presidente.

O Knyaz Pozharsky integra a quarta geração de submarinos nucleares do projeto Borey-A.

A embarcação é equipada com sistemas modernos de mísseis e torpedos, navegação, sensores radiotécnicos e hidroacústicos, além de apresentar alta manobrabilidade e baixo nível de ruído.

O navio é o 142º submarino nuclear construído pela Sevmash, maior complexo de construção naval da Rússia.