Notícias

País africano de língua portuguesa avalia entrada no BRICS

Representante do país destacou que o bloco representa uma "alternativa para uma nova ordem global", reunindo nações influentes.
País africano de língua portuguesa avalia entrada no BRICSGettyimages.ru / Anadolu

As autoridades de Moçambique avaliam a possibilidade de ingressar no BRICS no futuro, afirmou a ministra das Relações Exteriores do país, Maria Manuela dos Santos Lucas, em entrevista à Iniciativa Africana.

"Como Moçambique, acreditamos que precisamos aprender um pouco mais sobre o BRICS para entender melhor essa organização e saber como podemos contribuir", disse.

"Sabemos que o BRICS é uma alternativa no mundo para uma nova ordem global. Os países que fazem parte desse grupo são muito influentes. Por isso, queremos fazer parte desse movimento, mas, por enquanto, estamos apenas estudando como podemos beneficiar o BRICS e como a organização pode nos beneficiar", afirmou a ministra.

Maria Lucas acrescentou que o bloco está elaborando critérios para a entrada de novos integrantes. "Portanto, precisamos aprender um pouco mais, e então certamente poderemos nos tornar parte do BRICS", concluiu.


Quer saber mais sobre o BRICS e seu papel em um mundo multipolar? Saiba mais aqui.