Camboja convoca reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU

Nesta quinta-feira (24) um caça F-16 da Tailândia bombardeou alvos no Camboja agravando a disputa territorial que causou ao menos nove mortes, entre elas a de uma criança.

O primeiro-ministro cambojano, Hun Sen, solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira (24) para "encerrar a agressão militar tailandesa contra a soberania cambojana", de acordo com uma carta endereçada ao presidente do Conselho de Segurança da ONU, Asim Iftikhar Ahmad.

Os confrontos começaram perto do templo de Ta Moan Thom após a Tailândia acusar o Camboja de instalar minas terrestres no lado tailandês da fronteira. Os dois lados se acusaram mutuamente de terem iniciado o conflito que já se espalhou para diversas áreas.

Segundo informado pela Reuters, neste dia, um caça F-16 da Tailândia bombardeou alvos no Camboja agravando a disputa territorial que causou ao menos nove mortes, entre elas a de uma criança. 

Civis foram atingidos em território tailandês, incluindo uma estação de combustível na província de Sisaket. Cerca de 40 mil civis foram evacuados de áreas próximas à fronteira.