Notícias

'Embaixador' golpista de país fictício é preso em mansão com carros de luxo e passaportes fantasmas

As autoridades apreenderam, entre outras coisas, passaportes diplomáticos de 12 micronações diferentes e carimbos de 34 países.
'Embaixador' golpista de país fictício é preso em mansão com carros de luxo e passaportes fantasmasGettyimages.ru / Alina Rosanova

A polícia do estado de Uttar Pradesh, na Índia, desmantelou uma falsa embaixada que operava na cidade de Ghaziabad e, segundo as autoridades, servia de base para um esquema de estelionato e lavagem de dinheiro.

O principal suspeito, Harshvardhan Jain, 47, foi preso em uma mansão de dois andares alugada no bairro de Kavi Nagar. Ele se apresentava como cônsul e embaixador de Westarctica, micronação fictícia supostamente localizada na Antártida, de acordo com informações da emissora indiana ABP. Jain também dizia representar outras nações inexistentes, como "Saborga", "Poulvia" e "Lodonia".

Segundo a polícia, ele "usava veículos de luxo e falsificava fotos com dignitários para reforçar sua identidade falsa", incluindo imagens com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o ex-presidente Abdul Kalam.

O homem é acusado de liderar uma rede de fraudes que oferecia vagas de emprego e oportunidades de negócios no exterior a empresas e indivíduos. Ele também operava um esquema de lavagem de dinheiro.

Na operação, a polícia apreendeu quatro carros de luxo com placas diplomáticas falsas, passaportes diplomáticos de 12 micronações e carimbos de 34 países.