Notícias

Clonagem de voz por IA ameaça segurança de contas bancárias, alerta CEO da OpenAI

Avanços na inteligência artificial tornam possível imitar vozes com realismo extremo, aumentando riscos de fraudes financeiras.
Clonagem de voz por IA ameaça segurança de contas bancárias, alerta CEO da OpenAIGettyimages.ru / Malte Mueller

Durante conferência promovida pela Reserva Federal dos EUA em Washington, D.C., Sam Altman, CEO da OpenAI, alertou para os riscos crescentes do uso de identificação digital por voz em transações financeiras.

Altman manifestou preocupação com a possibilidade de que tecnologias de clonagem de voz baseadas em inteligência artificial sejam usadas para realizar transferências não autorizadas.

“Estou muito preocupado com a possibilidade de termos uma crise de fraude significativa e iminente”, afirmou durante painel moderado por Michelle Bowman, vice-presidente de supervisão do regulador.

A identificação por impressão de voz, adotada por clientes bancários há mais de dez anos, permite acesso às contas por meio de uma frase verbal no celular. No entanto, com o avanço da IA, clones de voz — e em breve de vídeo — podem imitar humanos com realismo que, segundo Altman, torna-se "indistinguível da realidade", o que exige o desenvolvimento de novos métodos de verificação.

Bowman sugeriu parcerias para superar esses desafios. Ainda assim, algumas instituições financeiras nos EUA se mostram cautelosas com o uso amplo da IA, diante de barreiras regulatórias e riscos de erros com impactos financeiros prolongados.