Notícias

Tailândia bombardeia Camboja com caça F-16 e conflito na fronteira deixa ao menos nove mortos

Os confrontos começaram após acusação tailandesa sobre minas em área disputada; Camboja fala em agressão não provocada; 40 mil civis tailandeses foram evacuados de áreas da fronteira.
Tailândia bombardeia Camboja com caça F-16 e conflito na fronteira deixa ao menos nove mortosRedes sociais

Um caça F-16 da Tailândia bombardeou alvos no Camboja nesta quinta-feira (24), agravando uma disputa territorial que evoluiu para confrontos armados e causou ao menos nove mortes, entre elas a de uma criança, informa a agência Reuters.

Segundo o exército tailandês, o ataque destruiu um alvo militar. Phnom Penh, porém, afirma que os bombardeios atingiram uma estrada e acusa a Tailândia de "agressão brutal e não provocada" contra sua soberania.

O episódio marca o ponto mais crítico de uma escalada iniciada em maio, após a morte de um soldado cambojano. Nesta semana, a Tailândia acusou o vizinho de instalar minas terrestres em áreas disputadas, ferindo militares — o que o Camboja nega.

Os confrontos começaram perto do templo de Ta Moan Thom e incluíram o uso de artilharia pesada, foguetes e drones.

Civis foram atingidos em território tailandês, incluindo uma estação de combustível na província de Sisaket. Cerca de 40 mil civis foram evacuados de áreas próximas à fronteira.

A Tailândia fechou as passagens e chamou de volta seu embaixador. Ambos os governos trocam acusações e dizem agir em legítima defesa. O risco de uma escalada regional preocupa observadores internacionais.