
Água não é a bebida que mais hidrata, revela estudo

Um estudo publicado na The American Journal of Clinical Nutrition indicou que a água não é a bebida mais eficiente para manter o corpo hidratado. Pesquisadores analisaram 13 líquidos diferentes e identificaram que o leite desnatado apresentou os melhores resultados no índice de retenção de fluidos.
A pesquisa contou com 72 homens adultos que ingeriram um litro de uma das bebidas em jejum, sob condições normais de hidratação. Nas horas seguintes, os cientistas mediram a eliminação de urina para avaliar quanto líquido foi efetivamente retido pelo corpo.
O estudo criou uma métrica própria, o Beverage Hydration Index (BHI), semelhante ao índice glicêmico usado para alimentos. O leite desnatado liderou o ranking, com BHI de 1,58 após duas horas. Ele foi seguido pelas Soluções de Reidratação Oral (1,54), leite integral (1,50) e suco de laranja (1,39). A água de torneira foi usada como referência, com índice 1,00.

Segundo os autores, a presença de proteínas, gordura e sódio no leite ajuda a desacelerar o esvaziamento gástrico e aumenta a retenção de líquidos. As Soluções de Reidratação Oral funcionam de forma semelhante, devido à combinação de sódio, potássio e pequenas quantidades de açúcar.
Já bebidas como refrigerantes comuns e dietéticos apresentaram desempenho semelhante ou inferior ao da água, principalmente pelo excesso de açúcar, que força o intestino a absorver água do corpo para diluição.
Café e chá, embora associados à perda de líquidos, não apresentaram efeito diurético quando consumidos em até 350 mL. Acima disso, especialmente em pessoas não acostumadas à cafeína, a desidratação pode aumentar.
Os autores destacam que, apesar de não ocupar o topo do ranking, a água ainda é uma escolha segura, acessível e saudável, já que não contém açúcares ou gorduras como outras bebidas testadas.
