Em uma publicação polêmica nas redes sociais, a ministra israelense da Inovação, Ciência e Tecnologia, Gila Gamliel, compartilhou um vídeo gerado por inteligência artificial que retrata a Faixa de Gaza transformada em um balneário futurista, repleto de arranha-céus e infraestrutura de luxo — incluindo um imponente edifício com o nome de Donald Trump.
"É assim que Gaza será no futuro. Migração voluntária de moradores de Gaza somente com Trump e Netanyahu. Somos nós ou eles!", escreveu Gamliel em seu perfil nas plataformas sociais, referindo-se aos planos do governo israelense e da atual administração dos Estados Unidos que envolvem o deslocamento em massa da população palestina.
O vídeo abre com imagens manipuladas do presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado da ministra e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Na sequência, simula uma reconstrução radical do enclave palestino, hoje devastado por meses de conflito, em um cenário que remete a metrópoles turísticas litorâneas — descrito por Trump como "a nova Riviera do Oriente Médio".
Gamliel afirmou ainda que apresentou oficialmente ao gabinete israelense a proposta de "migração voluntária" dos palestinos logo após o ataque do Hamas em outubro de 2023. O uso da expressão "voluntária" vem sendo duramente contestado por críticos, que enxergam na retórica e nas ações recentes um esforço para legitimar políticas de limpeza étnica.