
Apple cria IA que detecta sinais de gravidez com 92% de precisão

A empresa norte-americana Apple desenvolveu um modelo de inteligência artificial capaz de identificar possíveis sinais de gravidez a partir da análise de dados comportamentais de usuários de iPhones e Apple Watches.
A equipe de machine learning da Apple detalhou a iniciativa em um estudo extenso, divulgado como preprint no arXiv, repositório científico da Universidade Cornell.
Batizado de Wearable Behavior Model (WBM), o sistema foi treinado com mais de 2,5 bilhões de horas de dados coletados entre 162 mil voluntários.

A tecnologia detecta padrões comportamentais no cotidiano dos usuários, como alterações no sono, batimentos cardíacos, níveis de atividade física, entre outros e, com base nos dados combinados, consegue apontar a possibilidade de gravidez com uma precisão de 92%, de acordo com a empresa.
Apesar da alta taxa de acerto, a Apple ressalta que o WBM não substitui testes clínicos e diagnósticos realizados por profissionais da saúde. O objetivo da ferramenta é servir como uma referência complementar, contribuindo com uma abordagem mais preventiva na medicina.
A gigante da tecnologia também destaca o potencial da IA para, no futuro, como forma de ajudar a detectar outras condições médicas de forma precoce, promovendo cuidados mais proativos com a saúde.
