Índia reiniciará emissão de vistos de turismo para cidadãos chineses

Medida comunicada pela Embaixada da Índia na China foi bem recebida pela China.

A Índia retomará a emissão de vistos de turismo para cidadãos chineses a partir de 24 de julho (quinta-feira), anunciou a missão diplomática de Nova Delhi em Pequim na quarta-feira, segundo a mídia estatal chinesa.

O Ministério das Relações Exteriores da China se manifestou sobre o comunicado pela Índia por meio de sua conta no X: "Tomamos nota da retomada dos vistos de turista para cidadãos chineses pela Índia. Este é um passo positivo. Facilitar as viagens transfronteiriças é amplamente benéfico. A China manterá a comunicação e as consultas com a Índia para facilitar ainda mais as viagens entre os dois países".

Esta é a primeira vez desde 2020 que a Índia reabre os pedidos de visto de turismo para cidadãos chineses.

Os países asiáticos tomaram medidas para normalizar os laços diplomáticos após o aumento das tensões entre as duas nações em 2020, quando confrontos letais ao longo da disputada fronteira em Jammu e Caxemira resultaram na morte de soldados indianos e chineses.

A China suspendeu vistos para cidadãos indianos e outros estrangeiros na mesma época devido à pandemia de COVID-19, mas suspendeu essas restrições em 2022, quando retomou a emissão de vistos para estudantes e viajantes a negócios.