Um grupo de pesquisadores do Trinity College (EUA) revelou que dormir com um cachorro no mesmo quarto pode influenciar negativamente a qualidade do sono das pessoas, informou o The Conversation nesta semana.
As relações entre humanos e animais estão presentes em todas as facetas da sociedade moderna. De acordo com estimativas, cerca de 56% da população mundial tem pelo menos um animal de estimação em casa, sendo a América Latina a região líder. Pesquisas anteriores demonstraram que os animais de estimação contribuem para reduzir o risco de doenças e aumentar o bem-estar de seus donos.
Isso se deve à influência que os animais podem ter na rotina das pessoas, inclusive nos padrões de sono. No entanto, os efeitos concretos de dormir com os animais de estimação não tinham sido analisados em detalhes até o momento.
Um estudo publicado recentemente na revista Scientific Reports descobriu que as pessoas que dormem com seus animais de estimação têm uma pior qualidade de sono, bem como sintomas de insônia, em comparação com aquelas que não dormem.
É melhor dormir com cães ou gatos?
Os pesquisadores também encontraram evidências de um efeito negativo sobre o sono ao dormir com cães, embora o mesmo não tenha sido encontrado em pessoas que dormem com gatos. Esses resultados foram obtidos após avaliar os hábitos de sono, a qualidade percebida do sono e a gravidade da insônia de aproximadamente 1.500 adultos norte-americanos, metade dos quais dormia com seus animais de estimação.
Para 93% das pessoas que participaram do estudo, seus animais de estimação tiveram um efeito positivo na qualidade do sono. No entanto, embora alguns participantes tenham dito que dormir com seus animais de estimação lhes dava uma sensação de segurança psicológica ou conforto, isso pode não ser o caso.
A desvantagem de dormir com animais é que a capacidade dos seres humanos de manter uma noite de sono contínuo e profundo pode ser prejudicada quando dormem com seus animais de estimação, pois eles podem atuar como uma fonte de ruído e calor.
Os autores do estudo admitiram que, embora sejam necessárias mais pesquisas, as descobertas recentes podem indicar que a maioria das pessoas não está ciente dos possíveis efeitos negativos que seus animais de estimação podem ter sobre o sono.