
Aeroportos brasileiros batem recorde com 61,8 milhões de embarques no primeiro semestre
O primeiro semestre de 2025 consolidou-se como o mais movimentado da história da aviação comercial brasileira. Entre janeiro e junho, 61,8 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos do país, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme anunciado pelo Governo Federal.
O aumento foi impulsionado tanto pela alta na demanda por voos domésticos, que ultrapassaram os 40 milhões de embarques, quanto pela expansão no tráfego internacional, que somou 13,8 milhões de passageiros.
A alta de 15,3% na procura por rotas para o exterior ocorreu em comparação aos dados apurados em 2024.
Desempenho dos aeroportos
Entre os 10 maiores aeroportos do país em termos de movimentação, o melhor desempenho foi registrado pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que saltou de 6,5 milhões de passageiros no primeiro semestre do ano passado para 8,2 milhões em 2025, representando uma alta superior a 26%.
O maior terminal do país, o de Guarulhos, em São Paulo, cresceu 8% nos seis primeiros meses do ano, com quase 22 milhões de viajantes.

Belo Horizonte também teve crescimento expressivo, com 6,2 milhões de passageiros passando pelo Aeroporto Internacional de Confins, alta de quase 15%. Brasília, apesar de ter perdido uma posição no ranking, se destacou ao registrar 7,5 milhões de viajantes, o melhor resultado desde 2019.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, destacou que os próximos meses devem continuar positivos para o setor.
Segundo ele, os investimentos feitos pelo governo na melhoria da infraestrutura dos aeroportos, somados ao suporte dado às companhias aéreas, têm criado condições favoráveis para o crescimento da aviação no país.
