O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22), a conclusão de um "acordo gigantesco" com o Japão, que, segundo ele, resultará em investimentos bilionários e abrirá o mercado japonês para diversos produtos americanos. A declaração foi feita em sua rede social, Truth Social.
De acordo com Trump, o Japão se comprometeu a investir 550 bilhões de dólares nos EUA, com retorno de 90% dos lucros para os americanos. Ele classificou o acordo como "talvez o maior já feito" entre os dois países.
"Este acordo criará centenas de milhares de empregos — nunca houve nada parecido", informou o presidente norte-americano.
Além do volume financeiro, Trump ressaltou que o Japão abrirá o país ao comércio com os Estados Unidos, incluindo a importação de carros, caminhões, arroz e outros produtos agrícolas. Ainda segundo ele, as exportações americanas ao Japão estarão sujeitas a tarifas recíprocas de 15%.
"Este é um momento muito emocionante para os Estados Unidos da América, especialmente pelo fato de que continuaremos a ter um ótimo relacionamento com o Japão", finalizou Donald Trump.