
Espécie rara de tubarão aparece encalhada no litoral sergipano
Um tubarão da espécie Boca Grande (Megachasma pelagios) foi encontrado sem vida na Praia da Costa, em Barra dos Coqueiros, no litoral sergipano, conforme informou a imprensa.
O animal, um macho com cerca de 4,6 metros de comprimento, foi encontrado morto em 5 de julho e surpreendeu pesquisadores por estar em bom estado e por pertencer a uma das espécies mais raras do mundo.
"É quase impossível encontrar um animal desses. No Brasil, foram registrados quatro encalhes e no Nordeste esse foi o segundo, o primeiro foi no Piauí. Em todo o mundo, foram encontrados 274 tubarões", relatou o biólogo e coordenador-técnico de Conservação e Pesquisa do Projeto Tamar, Fábio Lira.
O tubarão foi resgatado e levado ao Museu da Fundação Projeto Tamar, em Aracaju, onde está conservado.

Segundo o especialista, exames feitos após a coleta do animal poderão ajudar a esclarecer as causas da morte, já que o tubarão não apresentava marcas de ferimentos provocados por redes
Apesar da aparência imponente, o tubarão não oferece risco aos seres humanos. Alimenta-se de pequenos animais, como camarões, e vive em águas profundas, o que torna incomum sua aproximação da costa.
Veja os exemplares da espécie que foram encontrados no Brasil, conforme publicado pelo UOL.
1995 – São Paulo: Primeiro registro no país, com um macho jovem de 1,9 metro pescado em águas oceânicas.
2009 – Rio de Janeiro: Macho adulto de 5,39 metros encontrado morto e em decomposição em Arraial do Cabo.
2018 – Piauí: Animal de 1,7 metro avistado boiando morto no litoral, mas quase todo consumido por pescadores locais.
- 2025 - Sergipe: Animal de 4,6 metros encontrado encalhado no litoral em bom estado de conservação.
