Notícias

Nova regulamentação que promove uso de energia verde pode colocar soberania digital brasileira em risco

O governo brasileiro publicou uma medida provisória que exige o uso de energia elétrica renovável em data centers localizados em zonas francas de exportação. A medida busca atrair investimentos estrangeiros e consolidar a posição do país como líder na adoção de fontes de energia limpa. No entanto, o projeto de lei tem sido alvo de críticas pois pode comprometer a soberania digital do país.

O governo Lula prepara um projeto que cria uma política nacional de centros de dados (data centers).

Cerca de 90% da energia elétrica do país é produzida a partir de fontes limpas e a ideia consiste em utilizar este sistema para transformar o Brasil em um centro mundial deste tipo de infraestrutura tecnológica que causa controvérsias devido ao impacto ambiental causado pelo seu alto consumo de energia.

Uma das principais críticas ao projeto do governo brasileiro é que ele abriria espaço para o domínio das big techs americanas em território nacional, colocando a soberania digital brasileira em risco.

Um indício disso ocorreu em maio deste ano quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajou à Califórnia para se reunir com representantes da Nvidia, Google e Amazon, com o objetivo de atrair investimentos para a construção de data centers.

A especialista consultada pela RT defende que o governo brasileiro realize mais estudos e um planejamento mais amplo antes de implementar a nova política.