Notícias

Alexandre de Moraes é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com obra sobre redes sociais

Prêmio reconhece produções científicas e técnicas brasileiras e terá cerimônia em São Paulo, no dia 5 de agosto.
Alexandre de Moraes é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com obra sobre redes sociaisGettyimages.ru / Ton Molina/NurPhoto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é um dos cinco finalistas da categoria Direito da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A informação foi divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) nesta terça-feira (22), junto à lista completa de finalistas.

A obra de Moraes intitulada Democracia e Redes Sociais: O Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista, publicada pela Editora Atlas, está entre os concorrentes da categoria voltada à área jurídica.

O livro aborda os riscos à democracia diante da atuação de grupos extremistas em ambientes digitais e a necessidade de enfrentamento do que o autor define como "populismo digital extremista".

O Prêmio Jabuti Acadêmico, criado em 2024, reconhece a excelência da produção científica, técnica e profissional no Brasil, buscando dar visibilidade às contribuições intelectuais que impactam o desenvolvimento do país.

A premiação está dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais. Em sua segunda edição, o número de inscrições chegou a 2.004 obras.

Os vencedores de cada categoria receberão uma estatueta do Jabuti Acadêmico e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. As editoras responsáveis pelas obras premiadas também receberão uma estatueta.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e contará com a participação de autores, editores, pesquisadores e representantes de instituições acadêmicas. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da CBL no YouTube.