Notícias

Oposição protesta com bandeira de Trump na Câmara de Deputados após proibição de Motta

Os deputados buscavam aprovar moções de apoio a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Oposição protesta com bandeira de Trump na Câmara de Deputados após proibição de MottaGettyimages.ru / André Borges

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) determinou o cancelamento de reuniões de comissões na Casa durante o recesso, segundo adiantou o g1.

A proibição de convocações de comissões da Casa vigorará até o dia 1 de agosto, conforme determinado por Hugo nesta terça-feira (22), sendo que consecutivamente os deputados da oposição que convocaram as sessões das comissões de Segurança Pública e Relações Exteriores estenderam uma faixa de apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) ergueram a bandeira trumpista durante a coletiva de imprensa, apesar de que alguns presentes criticaram o ato, pedindo a retirada da bandeira.

Após ser questionado se a exposição da bandeira trouxe mal-estar, o presidente da Comissão supracitada, Paulo Bilynskyj (PL-SP), disse que não, mas afirmou que "[pediu para retirar] porque não é o foco aqui hoje".

"Tudo que o presidente Trump faz é uma resposta ao trabalho da diplomacia do presidente Lula. Um trabalho ruim, recebe a resposta da comunidade internacional", acrescentou.

Por outro lado, a deputada Maria do Rosário criticou a atitude dos deputados em sua conta no X. "Recesso é hora de ouvir o povo na base. Quem só tem eleitor virtual, fica em Brasília fazendo arruaça na Câmara dos Deputados e ovacionado aqueles que querem prejudicar o Brasil" escreveu a política petista.