'A maior e mais secreta do mundo': imagens revelam fábrica russa de drones Guerán

Esses veículos aéreos não tripulados são amplamente utilizados pelo exército russo contra alvos na retaguarda das forças ucranianas e na linha de frente.

Imagens inéditas da maior fábrica de drones Guerán da Rússia foram exibidas neste domingo pelo canal estatal Zvezda, em um documentário sobre a indústria militar do país. A planta, localizada na zona econômica especial de Alabuga, na República do Tartaristão, foi descrita como a maior e mais secreta do mundo.

Segundo Timur Shaguivaléyev, diretor-geral da fábrica, a produção superou todas as expectativas:

"A ideia era produzir alguns milhares de Guerán; hoje fabricamos nove vezes mais do que o previsto", afirmou, sem revelar números exatos.

Os drones Guerán são amplamente usados pelo Exército russo para atacar alvos estratégicos ucranianos, tanto na linha de frente quanto na retaguarda. Graças à fabricação em massa, considerada "simples e barata", os aparelhos se tornaram peça-chave na operação militar russa.

Produção do zero, tecnologia própria

A estrutura da fábrica é praticamente autossuficiente: ela conta com fundição própria de blocos de alumínio para os motores, forjaria de aço, montagem interna dos motores e fabricação da microeletrônica. Até as carcaças e cabos são produzidos ali. O local também possui pistas de testes exclusivas para os drones.

"É uma instalação completa, real e justa", destacou Shaguivaleyev.

O projeto foi implementado por profissionais que nunca haviam trabalhado com o Ministério da Defesa russo nem na produção de armamentos. Tudo foi construído do zero, sem reaproveitar estruturas existentes.

Antes do conflito, Alabuga era voltada para atrair tecnologias internacionais e criar indústrias de substituição de importações. A mudança de foco veio com a previsão de que o conflito entre Rússia e Ucrânia teria nos drones seu principal campo de batalha.

"Depois do ataque aos gasodutos Nord Stream, ficou claro que a luta seria até a vitória total", disse o diretor. "Felizmente, estávamos preparados."

Guerán: o "ciclomotor" russo

Conhecidos pelo som característico, que rendeu o apelido de ciclomotor, os drones Guerán têm como alvos principais:

O presidente Vladimir Putin já destacou publicamente a qualidade da tecnologia:

"Em alguns aspectos, nossos drones são os mais avançados do mundo. Alguns já estão sendo copiados por estrangeiros", disse ele em junho.

Ainda em fevereiro do ano passado, Putin elogiou o projeto de Alabuga, destacando o papel dos jovens profissionais na construção de um futuro tecnológico para o país.