O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou na sexta-feira (18) que a entrada da Ucrânia na União Europeia não deve acontecer tão cedo, e isso, segundo o deputado ucraniano Aleksandr Dubinsky, representa o fracasso completo da política ideológica de Zelensky.
"Merz declarou que a Ucrânia não poderá ingressar na UE nos próximos 10 anos. Em essência, isso é a derrota de toda a doutrina ideológica de Zelensky", escreveu Dubinsky em seu canal no Telegram.
O parlamentar criticou ainda duramente o discurso oficial adotado desde o início do conflito com a Rússia: "Nem a OTAN nem a UE estão disponíveis agora, embora tenham sido usadas como uma cenoura para os asnos que foram enviados às trincheiras para lutar por uma Europa que iríamos integrar e por uma OTAN que nos protegeria".
"Mas nenhum dos dois quis aceitar os asnos. Bem, pelo menos informaram", completou.
As declarações de Merz foram dadas durante uma coletiva de imprensa ao lado do presidente romeno, Nicusor Dan. Na ocasião, o chanceler destacou que a adesão da Ucrânia à UE está fora de cogitação enquanto o conflito com a Rússia continuar, e afirmou que o processo de entrada "sem dúvida levará muitos anos".
CONFIRA NESTE ARTIGO QUEM É FRIEDRICH MERZ, LÍDER DO PARTIDO QUE VENCEU AS ELEIÇÕES PARLAMENTARES NA ALEMANHA.