Hackers exploram falha da Microsoft e atacam governos dos EUA e Europa

Segundo o Washington Post, servidores de empresas de energia também foram comprometidos.

Uma falha em um programa da Microsoft permitiu que hackers invadissem servidores de dezenas de organizações internacionais, incluindo agências governamentais dos Estados Unidos e da Europa, além de empresas privadas.

De acordo com o Washington Post, o ataque explorou uma vulnerabilidade na plataforma de gestão de conteúdos SharePoint, comprometendo sistemas de órgãos federais e estaduais dos EUA, universidades, empresas de energia, uma operadora de telecomunicações asiática e instituições governamentais europeias.

Ataque em larga escala e sem correção imediata

O governo dos EUA, em parceria com especialistas do Canadá e da Austrália, está investigando o caso. Especialistas acreditam que dezenas de milhares de servidores SharePoint possam ter sido afetados.

A Microsoft ainda não lançou uma atualização de segurança para corrigir a falha, mas reconheceu o problema e publicou instruções temporárias para tentar mitigar os riscos.

Origem e objetivos ainda são desconhecidos

Segundo a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos EUA, os ataques começaram após a Microsoft aplicar ajustes recentes para corrigir uma vulnerabilidade do sistema neste mês. Os invasores perceberam que poderiam utilizar uma vulnerabilidade semelhante no sistema.

Até o momento, não se sabe quem está por trás da ofensiva global, nem quais são seus objetivos.