Notícias

Escola de samba russa leva ritmo do Rio ao coração de Moscou

Direto do Jardim do Hermitage, grupo russo de percussão revive atmosfera dos desfiles brasileiros com exclusividade no festival latino-americano em Moscou.
Escola de samba russa leva ritmo do Rio ao coração de MoscouReprodução/Divulgação/Samba Real

O tradicional ritmo do carnaval brasileiro ganhou um novo palco neste fim de semana em Moscou. A escola de samba "Samba Real" abriu a programação de um festival dedicado à música latino-americana no Jardim do Hermitage, reunindo artistas locais e de países da América Latina.

O grupo apresentou dois shows ao vivo no palco principal, com destaque para o "Show-carnaval", que misturou música e coreografia.

A escola russa de percussão se apresentou no último sábado (19), às 13h, durante a cerimônia de abertura, e neste domingo (20), às 15h20, com um show de bateria exclusivo.

Em ambas as ocasiões, o grupo levou ao público um repertório tipicamente brasileiro, inspirado no carnaval carioca. As performances da Samba Real se destacaram entre nomes da América Latina, como o grupo cubano Hot Havana Orchestra e o balé folclórico do Paraguai.

Em entrevista à RT, o diretor da escola Samba Real, Aleksey Morozov, comentou sobre o ambiente da comunidade e as diferenças em relação ao Brasil:

"Não temos brasileiros aqui [na escola de samba]. De vez em quando, vinham brasileiros para assistir ao ensaio, experimentar", explicou.

"No Brasil, existem favelas, comunidades. E nela vive a vida cultural do samba [...] é acolhedor e é possível passar muito tempo ao ar livre. Na Rússia não é assim, e não existe esse ambiente", explicou. 

Morozov destacou que a prática coletiva da música no Brasil é marcada por laços sociais fortes, algo que ainda está em construção no cenário russo:

"As pessoas não se conhecem muito bem, mesmo que vivam, por exemplo, no mesmo prédio, pode ser que não se conheçam. E quando os brasileiros chegam, eu acho que eles veem que aqui é uma abordagem diferente", completou.

Apesar disso, o grupo tem atraído curiosos e simpatizantes do samba. "Para um adulto começar a praticar samba em grupo, é necessário dedicar algum tempo e esforço", destacou o diretor.

  • Criada por russos, a Samba Real é uma das poucas iniciativas do país voltadas à cultura carnavalesca brasileira.
  • O grupo participa de eventos culturais, festivais e celebrações temáticas, sempre com o objetivo de divulgar o samba de raiz.
  • No festival em Moscou, a escola foi a única representante da cultura brasileira na programação oficial do palco principal.