
Putin recebe alto oficial do Irã e discute ataques israelenses e programa nuclear

O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu no Kremlin, neste domingo (20), Ali Larijani, conselheiro sênior do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo iraniano, informou Dmitry Peskov, porta-voz da presidência russa.
Putin e o alto oficial discutiram temas como o programa nuclear iraniano e a recente escalada no Oriente Médio, especialmente em relação aos bombardeios israelenses e norte-americanos contra o Irã durante a chamada "guerra dos 12 dias", informou Peskov.
O lado russo reafirmou sua conhecida posição a favor da estabilização da região e da busca de uma solução política para as questões relacionadas ao programa nuclear de Teerã.

Agressões injustificadas e não provocadas
No final de junho, durante reunião com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, Putin declarou que os ataques contra o Irã constituem agressões injustificadas e não provocadas. Nesse contexto, ele lembrou que Moscou condenou as ações dos EUA e de Israel, tanto no âmbito do Ministério das Relações Exteriores quanto no do Conselho de Segurança da ONU.
- O representante permanente da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, denunciou que as ações dos EUA e de Israel contra o Irã violam diretamente a Carta da ONU e constituem uma "perigosa usurpação" da autoridade do Tratado de Não Proliferação Nuclear, além de violar o direito do Irã de usar a energia nuclear para fins pacíficos.
