
Alunos russos ganham cinco medalhas de ouro e uma de prata na Olimpíada Internacional de Matemática

A 66ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) na Austrália foi concluída com um resultado extraordinário para a Rússia: os representantes do país ganharam cinco medalhas de ouro e uma de prata, consolidando sua posição como uma das potências mundiais em competições acadêmicas de alto nível.
Os estudantes foram parabenizados pelo vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Chernyshenko, e pelo ministro da Educação, Sergey Kravtsov, que destacaram a importância da excelência em matemática como uma tradição histórica russa.

"Nosso país é o berço de toda uma geração de matemáticos excepcionais. Estamos muito felizes em ver como os estudantes de hoje dão continuidade a essas tradições gloriosas e apresentam resultados excepcionais", disse Chernyshenko neste sábado (19).
As medalhas de ouro foram para Ivan Chasovskij (Jimki, Oblast de Moscou), Dmitry Grishko (Moscou), Ilya Zamotorin (São Petersburgo), Vasily Patrushev (Vladivostok) e Artyom Sadykov (Chelyabinsk). Ivan Kokarev, também de Chelyabinsk, ganhou a medalha de prata.
Com os prêmios da Olimpíada Internacional de Matemática, os estudantes russos terão conquistado um total de 16 medalhas nas principais olimpíadas internacionais e 52 medalhas em torneios preparatórios em 2025.
