Notícias

Rússia esclarece os planos do BRICS de abandonar o dólar

Grupo amplia uso de moedas nacionais, mas nega campanha contra o dólar; Trump reage com ameaças de tarifas.
Rússia esclarece os planos do BRICS de abandonar o dólarGettyimages.ru / TinaFields

Os países membros doBRICS estão promovendo ativamente o uso de suas moedas nacionais em transações comerciais e financeiras dentro do grupo, como forma de se protegerem de pressões externas.

No entanto, até o momento, ninguém está propondo o abandono total do dólar, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Riabkov.

Em entrevista publicada na última sexta-feira (18), Riabkov afirmou que, embora não esteja em pauta substituir completamente o dólar neste momento, os países membros do grupo estão buscando mecanismos alternativos de liquidação mútua que sejam menos vulneráveis à influência externa.

"Encontramo-nos em uma situação em que fomos privados da possibilidade de usar o dólar em um número muito grande de transações devido às sanções de bloqueio [...] A opção é buscar alternativas na forma de mecanismos de compensação que sejam suficientemente resistentes a influências mecânicas externas e que tenham imunidade a esses tipos de atividades externas", afirmou. 

Nesse contexto, ele acrescentou que a possibilidade de realizar transações entre os países membros do bloco em moedas nacionais está sendo considerada. "A Rússia já realiza mais de 90% de todas as transações com seus parceiros do BRICS em moedas nacionais", afirmou, ressaltando que o grupo não tem a intenção de enfraquecer o dólar em escala global. 

Pressão política e psicológica

"Se alguém disser que estamos adotando uma política de desdolarização no âmbito da rivalidade geopolítica com os EUA, tais afirmações são ditadas com o único propósito de exercer pressão política e psicológica sobre os países do BRICS, pois não há nada de real por trás de tais conclusões", disse Riyabkov.

"Queremos simplesmente ser deixados em paz para cuidar de nossos próprios negócios", concluiu.

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, prevendo a sustentação do dólar como resultado da nova lei sobre a regulamentação de criptoativos que ele acabara de assinar, garantiu também na sexta-feira que o domínio da moeda americana globalmente será mantido e que o BRICS é "um pequeno grupo" que "está desaparecendo rapidamente".

"Os BRICS queriam tentar assumir o controle do dólar, o domínio do dólar e o padrão do dólar. E eu disse: 'Qualquer um que faça parte do consórcio de nações do BRICS, vamos impor uma tarifa de 10% sobre eles'. E eles fizeram uma reunião no dia seguinte e quase ninguém apareceu. Eles disseram: 'Me deixem em paz, nós não queríamos isso'", disse Trump.