Blocos de rua de Belo Horizonte se reuniram neste sábado (19) para o "Cortejo da Tornozeleira", um ato popular que começou às 10h em comemoração às medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante o evento, um pé gigante com uma tornozeleira eletrônica foi confeccionado para ilustrar a ocasião. O jornal Estado de Minas registrou o momento em vídeo:
Outro objetivo do encontro era resgatar as cores da bandeira nacional, que nos últimos anos foram apropriadas pela extrema-direita em manifestações políticas. Por isso, grande parte dos manifestantes estavam vestidos de verde e amarelo, a maioria com camisas da Seleção Brasileira de Futebol. Outros estavam de vermelho, cor relacionada com os movimentos de esquerda.
A mobilização foi organizada principalmente pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. Com a convocação, várias agremiações carnavalescas aderiram à iniciativa e enviaram representantes para a festa.
Em reação, o grupo DIREITA BH convocou um protesto em apoio ao ex-presidente e contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, marcado para o mesmo horário na Praça da Liberdade, na região centro-sul da capital mineira.