Notícias

Venezuela e Colômbia criam Zona Especial da Paz para impulsionar comércio e segurança na fronteira

Acordo binacional firmado em 18 de julho prevê integração econômica, cooperação energética e fortalecimento da segurança em Táchira, Zulia e Norte de Santander.
Venezuela e Colômbia criam Zona Especial da Paz para impulsionar comércio e segurança na fronteiraPrensa Presidencial

Venezuela e Colômbia firmaram na última sexta-feira (18) um memorando que visa fortalecer a cooperação bilateral entre ambos os países, com foco na expansão da segurança nas áreas fronteiriças e no fortalecimento de setores produtivos, segundo informações divulgadas pela Telesur.

O acordo ficou conhecido como "Zona Especial da Paz" e vai abranger os estados de Táchira e Zulia, do lado venezuelano, e a região do Norte de Santander, da parte colombiana. O projeto também prevê a cooperação energética, com foco na melhoria da rede elétrica e na distribuição de gás e petróleo.

"Estamos dando um passo histórico e estratégico. Este memorando lança as bases para uma zona binacional de paz, união e desenvolvimento econômico", afirmou Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, que também acrescentou que o comércio entre os dois países ultrapassou a marca de 2,2 bilhões de dólares em 2024.

Por sua vez, a Ministra de Comércio da Colômbia, Diana Marcela Morales, destacou que a cooperação em áreas fronteiriças deve impulsionar a economia da região de forma significativa.

"Essa integração permite fortalecer setores estratégicos como o agroalimentar, o energético e o industrial, beneficiando as comunidades transfronteiriças", declarou a ministra.