Teerã prevê nova escalada no Oriente Médio, desta vez com foco direto no Iraque

Esmail Ghaani alertou autoridades iraquianas sobre ataques israelenses iminentes contra grupos pró-Irã.

Segundo informações do veículo Qatari New Arab, Esmail Ghaani, comandante da Guarda Revolucionária Islâmica – Força Quds (IRGC-QF), reuniu-se com representantes iraquianos em Bagdá no início desta semana para alertar sobre a iminência de um ataque de Israel contra grupos militares no Iraque.

A visita de Esmail Qaani a Bagdá durou várias horas e, segundo fontes citadas pelo Al-Araby Al-Jadeed, Qaani alertou autoridades iraquianas sobre ataques que poderiam atingir indivíduos, instalações, campos e escritórios vinculados a grupos apoiados pelo Irã.

Geralmente o Irã evita interferir na agenda desses grupos, dado que o Iraque é uma importante fonte de receita petrolífera para o país persa, gerando mais de 1 bilhão de dólares por meio da coalizão xiita conhecida como Estrutura de Coordenação, que inclui grupos e partidos políticos com forte ligação ao Irã.

No dia 17 de julho, os comandantes das duas principais forças armadas iranianas — o exército convencional e o IRGC — declararam que o governo está preparado para uma nova escalada no conflito contra Israel.

Fontes anônimas da imprensa local indicam que a inteligência iraniana acredita que os EUA buscam se preparar para uma guerra, e não para a paz, o que motiva o Irã a focar na preparação para um possível confronto.

Além disso, um ex-embaixador iraniano no Afeganistão declarou no dia 16 que a possibilidade de um novo conflito com Israel segue em evidência, citando sinais de preparativos do lado israelense.

Dias antes, a agência Axios informou em 7 de julho que fontes israelenses aguardam autorização do governo Donald Trump para iniciar uma nova série de ataques contra o Irã, caso o país persa não suspenda seu programa nuclear.