
EUA ordenam revogação de visto de Moraes

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ordenou nesta sexta-feira a revogação do visto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A medida também afeta "seus aliados no tribunal", embora Rubio não tenha especificado quais, além de seus familiares próximos, e tem "efeito imediato".

Ao anunciar a medida em suas redes sociais, o funcionário de alto escalão afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, "deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressões protegidas nos Estados Unidos".
Nesse sentido, classificou a atuação de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como uma "caça às bruxas política", que teria criado um "complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos báscios dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras para atingir americanos".
No mesmo dia, o STF impôs medidas cautelares contra o ex-presidente, que incluem o uso de tornozeleira eletrônica, a permanência em casa entre 19h e 7h durante dias da semana, e a proibição do uso de redes sociais. Moraes justificou a medida, acusando Bolsonaro de coação, obstrução e atentado à soberania nacional.
