Trump gasta US$ 100 mil para destruir alimentos enquanto populações vulneráveis enfrentam fome

Ao congelar ajuda humanitária e desativar a USAID, governo Trump opta por incinerar quase 500 toneladas de alimentos em Dubai; suprimento poderia alimentar crianças em Gaza por uma semana.

O governo de Donald Trump preferiu gastar cerca de 100 mil dólares para destruir quase 500 toneladas de alimentos armazenados em Dubai do que ceder estes alimentos à populações vulneráveis em situação de crise humanitária. A informação foi divulgada pelo jornal The Atlantic.

No início de seu segundo mandato, Trump congelou os esforços de ajuda humanitária por parte dos EUA em diversas regiões do globo, ao alegar que os EUA despendem mais do que outros países em ajuda humanitária. Dessa forma, organismos como a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) foram oficialmente desativadas.

Os suprimentos da agência que estavam em Dubai agora estão próximos do prazo de validade. Os EUA conseguiram recuperar parte dos alimentos, mas outro montante considerável vai ser desperdiçado.

Por exemplo, 496 toneladas de biscoito, que equivalem a uma quantia de 793 mil dólares, será incinerada. Segundo informações coletadas pela própria USAID e republicada pela agência Reuters, esse montante seria suficiente para abastecer as necessidades das crianças em vulnerabilidade alimentar de Gaza por uma semana.