Exército russo libertou 10 cidades em uma semana

As forças armadas da Rússia lançaram cinco ataques em grupo contra alvos militares inimigos.

As Forças Armadas russas libertaram 10 povoados e lançaram cinco ataques contra alvos militares inimigos nos últimos sete dias, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia nesta sexta-feira (18).

De acordo com o ministério, as tropas russas fortaleceram suas posições na zona de operações militares especiais e avançaram mais nas defesas do Exército ucraniano em diversas direções ao longo do front.

"De 12 a 18 de julho, as Forças Armadas russas realizaram cinco ataques em grupo utilizando armas aéreas de alta precisão e veículos aéreos não tripulados, resultando em ataques contra empresas do complexo industrial-militar ucraniano, instalações de infraestrutura de aeródromos militares e locais de montagem e armazenamento de drones de ataque e embarcações não tripuladas", diz o comunicado.

Arsenais, depósitos de combustível, equipamentos técnico-militares e centros temporários de mobilização de tropas ucranianas e de mercenários estrangeiros também foram destruídos.

Na zona de operações do grupo de tropas Vostok ["Leste"], o Exército ucraniano perdeu mais de 1.330 militares e dois tanques, enquanto as forças russas libertaram várias cidades na República Popular de Donetsk e na província de Zaporozhie.

Durante a semana, os sistemas de defesa aérea russos abateram dois mísseis de sistema de lançamento múltiplo HIMARS de fabricação americana, dois mísseis guiados de longo alcance Neptun, 28 bombas aéreas guiadas e 1.387 drones.

No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 664 aeronaves, 283 helicópteros, 70.353 drones, 619 sistemas de mísseis antiaéreos, 24.249 tanques, 1.577 mísseis de lançamento múltiplo, 27.529 peças de artilharia e morteiros e 38.351 veículos militares especializados.