
'É como um fantasma': gene que torna bactérias invencíveis se espalha pelo mundo

Uma equipe internacional de cientistas, liderada pela Universidade Complutense de Madri, alertou para a disseminação global do gene chamado npmA2, que torna bactérias altamente resistentes a antibióticos do tipo aminoglicosídeo, segundo artigo publicado na quinta-feira (17) na revista Nature Communications.

Os pesquisadores analisaram cerca de 2 milhões de amostras e constataram que o gene se desloca por meio de um fragmento genético móvel, atuando como um "cavalo de Troia" ao se inserir em diferentes bactérias, como a Clostridioides difficile, ligada a infecções intestinais, e a Enterococcus faecium, comum em ambientes hospitalares.
"O 'npmA2' é como um fantasma: quase ninguém sabia de sua existência e, sem fazer alarde, começou a aparecer em várias partes do mundo e em bactérias que já são difíceis de controlar", afirmou Bruno González-Zorn, professor da Universidade Complutense de Madrid e autor principal do estudo.
Carlos Serna, também integrante da pesquisa, destacou que o gene foi identificado em amostras humanas, animais e ambientais de seis países, e advertiu que ele pode tornar determinadas infecções "praticamente incuráveis".
