
Comandante da OTAN ameaça atacar e destruir província russa no Báltico 'em tempo recorde'

O general Christopher Donahue, comandante do Exército dos EUA na Europa e na África e das Forças Terrestres da OTAN, alertou sobre a possibilidade de destruição rápida da província russa de Kaliningrado, informou o Defense News na quinta-feira (17).

Durante uma conferência em Wiesbaden, na Alemanha, Donahue destacou que Kaliningrado está cercada pela OTAN e que as forças da Aliança agora têm a capacidade de "destruí-la em um tempo recorde, mais rápido do que nunca", e ressaltou: "Já planejamos e desenvolvemos isso".
Os Estados Unidos e seus aliados da OTAN estão implementando o plano chamado Linha de Contenção do Flanco Leste, que busca contrabalançar a suposta “ameaça russa” e estabelecer uma dissuasão global.
Segundo Donahue, a OTAN utiliza a plataforma de inteligência artificial Maven Smart System, da empresa Palantir, para essa estratégia, o que permitirá processar rapidamente grandes volumes de dados e realizar análises ágeis.
"Sabemos exatamente o que precisamos fazer [...], e temos clareza sobre o tipo de sistemas não tripulados reais, brigadas e tudo o mais que precisamos", declarou.
SAIBA MAIS SOBRE O ENCLAVE ESTRATÉGICO EUROPEU DA RÚSSIA CERCADO PELO OTAN NESTE ARTIGO.
