Brasil e Palestina articulam parceria para combater crise em Gaza através da Aliança Global do G20

Iniciativas incluem transferência de renda e proteção a mulheres e crianças, com meta de beneficiar 165 mil pessoas.

O governo brasileiro tem mantido diálogo com representantes palestinos para discutir formas de ajudar a Faixa de Gaza e implementar programas sociais no território, no âmbito da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. As informações foram divulgadas nos últimos dias pela ANBA (Associação de Notícias Brasil-Árabe).

Durante reunião virtual no dia 8 de julho, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, se reuniu com a ministra do Desenvolvimento Social da Palestina, Samah Hamad, para abordar alternativas com objetivo de mitigar a crise humanitária em Gaza, com ênfase especial na garantia de acesso a alimentos.

A Palestina integra a lista de 13 nações prioritárias do mecanismo conhecido como "fast track": uma ferramenta da Aliança Global destinada a acelerar a implementação de projetos humanitários.

As iniciativas incluem programas de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade e ações voltadas à proteção de mulheres e crianças.

O orçamento previsto para ambos os projetos é de 42 milhões de dólares, com a meta de beneficiar aproximadamente 155 mil mulheres e 10 mil crianças, seja por meio da distribuição de alimentos, por fornecimento de kits de saúde e até com suporte e apoio psicológico.

Os projetos, no entanto, ainda estão em fase de captação de recursos para viabilizar sua implementação de forma efetiva.