Trump pretende taxar 150 países de uma só vez e justifica: 'eles não fazem muitos negócios'

Donald Trump, presidente dos EUA, estuda enviar, de uma só vez, cartas para 150 países diferentes, anunciando uma taxação de 10% a 15% contra seus produtos.

''Vamos enviar um aviso de pagamento para mais de 150 países, e esse aviso vai dizer qual será a tarifa. Não são países grandes, e eles não fazem tanto comércio assim'', afirmou Trump, citado pela agência Bloomberg, em uma coletiva na tarde desta quarta-feira (16).

Informações preliminares indicam que os alvos seriam economias de menor porte. Segundo Trump, todos os países desse grupo estariam sujeitos à mesma tarifa percentual.

Mais tarde, Trump retomou o tema em entrevista à rádio Voice of America. Disse que pretende negociar individualmente com essas economias e, caso não haja acordo, aplicará uma tarifa padrão a todas.

''Então vamos definir um valor para (...) cerca de 150 países. Vamos escolher um número. E provavelmente será de 10 ou 15%'', disse.

Para a agência Bloomberg, os recentes anúncios de Trump aumentaram a incerteza nos mercados financeiros e pegaram de surpresa parceiros como a União Europeia.