Notícias

Chefe do escritório da RT no Líbano é detido e interrogado no Reino Unido

Steve Sweeney foi detido sob alegações infundadas de terrorismo e submetido a interrogatório político sobre sua atuação profissional.
Chefe do escritório da RT no Líbano é detido e interrogado no Reino UnidoRT

O correspondente internacional e chefe do escritório da RT no Líbano, Steve Sweeney, foi preso no Reino Unido sob a falsa acusação de estar envolvido com atividades terroristas. A prisão ocorreu no momento em que o jornalista britânico foi visitar a filha para acompanhá-la em um show, apontou a diretora do grupo RT, Margarita Simonian.

Segundo ela, Sweeney teve seu laptop e telefones apreendidos, e foi interrogado pela polícia com perguntas incômodas sobre seu trabalho na mídia russa. Ele foi questionado se "as autoridades da Rússia lhe deram instruções" ou "se ele ama sua terra natal" antes de ser liberado.

"Perguntaram se ele foi forçado a dizer coisas que não queria na RT, se as autoridades russas lhe deram instruções e se ele amava sua terra natal. Tiraram também uma foto de sua tatuagem de Che Guevara e perguntaram se ele era comunista ou ligado ao Hezbollah. Após todas as perguntas terem sido feitas e as respostas dadas, o soltaram. Certamente com pesar — um agente do Kremlin sendo solto", disse Simonian em tom sarcástico.

  • Sweeney é um jornalista britânico respeitado e também um diretor de cinema premiado. Ainda não há informações precisas sobre as razões que motivaram a perseguição ao repórter, mas tudo indica tratar-se de uma tentativa de atingir diretamente a RT - uma emissora que se posiciona de maneira crítica em relação às diretrizes da mídia hegemônica ocidental.