
EUA após ataques contra Síria: 'Pedimos a Israel que parem e respirem fundo'

O secretário de estado norte-americano, Marco Rubio, revelou ao portal Axios nesta quarta-feira (16) que pediu aos israelenses "que parem e respirem fundo" em relação aos ataques contra a Síria. O governo Trump também estaria agindo para que os ataques sejam interrompidos a partir do diálogo com o governo de Damasco.
Marco Rubio disse que espera por "algumas atualizações" sobre o conflito ainda ao longo do dia e destacou que representantes americanos mantiveram contato contínuo com ambas as partes nas últimas horas.

"Sim, é complicado, obviamente. Essas são rivalidades históricas de longa data entre diferentes grupos no sudoeste da Síria, beduínos e a comunidade drusa", afirmou Rubio no Salão Oval da Casa Branca, classificando os confrontos como uma "situação infeliz e um mal-entendido" entre o lado israelense e o lado sírio.
Segundoo alto diplomata, "uma verdadeira diminuição da escalada" está em andamento, que possibilitaria "voltar ao caminho certo para ajudar a Síria a construir um país e alcançar uma situação mais estável no Oriente Médio".
