Notícias

Entenda o porquê do pagamento "individual" e com AI ter falhado nas lojas físicas da Amazon

O Just Walk Out permitia que os clientes ignorem o processo de pagamento tradicional. No entanto, longe de ser totalmente automatizado, o processo exige inspeção humana.
Entenda o porquê do pagamento "individual" e com AI ter falhado nas lojas físicas da AmazonGettyimages.ru / Victoria Jones / PA Images

A empresa Amazon está deixando de lado a ambiciosa tecnologia Just Walk Out em suas lojas Amazon Fresh, que permitia aos clientes "pulassem" o processo de pago tradicional, informou veículo o The Information nesta semana.

O método, que foi introduzido em 2016, permite aos usuários digitalizar um código QR ao entrar na loja. Em seguida, um sistema de câmeras e sensores segue os produtos que são retirados da vitrine, debitando seus valores automaticamente no cartão de crédito do comprador.

Processo não tão automatizado

Embora o processo parecesse ser totalmente automatizado, por trás de sua operação havia uma equipe de mais de mil pessoas na Índia, visualizando e marcando vídeos para garantir a precisão dos pagamentos.

De acordo com o portal, 700 de cada 1 mil vendas exigiam revisão humana - indicadores distantes dos objetivos internos da empresa. Isso muitas vezes fazia com que os clientes recebessem seus recibos com atraso.

Novo método

Como resultado, a empresa está retirando gradualmente essa tecnologia, que está presente em metade de suas lojas. Tony Hoggett, vice-presidente da Amazon Fresh, afirmou à mídia que se os esforços agora se concentrarão em oferecer um novo método de compras chamado Dash Cart - um carrinho equipado com telas e scanners integrados.

A porta-voz da Amazon, Carly Golden, disse à AP que a empresa ouviu os clientes que gostam de evitar a fila do caixa, mas também querem ver seus recibos enquanto fazem as compras, acrescentando que o novo sistema dará a eles todos esses benefícios.

Essa mudança faz parte de um esforço para renovar a cadeia de lojas, que tem pouco mais de 40 filiais nos Estados Unidos.