
Brasil envia nova carta cobrando resposta dos EUA

O Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enviaram na terça-feira (15) uma carta destinada a altos representantes do comércio dos EUA.
Ao longo do documento, os brasileiros expressam ''indignação'' com o anúncio de tarifas de 50% contra produtos brasileiros, e lembram que a última carta enviada a Washington não recebeu resposta.
Os dois reiteram o interesse do Brasil em ouvir ''comentários do governo dos EUA sobre a proposta brasileira'', e manifestam interesse em ''dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável sobre os aspectos comerciais da agenda bilateral''.

A carta destaca que esse interesse persiste apesar dos "grandes déficits comerciais, tanto em bens quanto em serviços", acumulados em relação aos EUA — somando quase R$ 410 bilhões nos últimos 15 anos.
Também na terça-feira (15), a Câmara de Comércio dos Estados Unidos (principal entidade empresarial do país) reforçou o apelo por negociações, destacando a relevância dos produtos brasileiros para a economia americana e alertando para um possível aumento no custo de vida.
