Ex-CIA alerta que tarifas de Trump vão acelerar desdolarização no Brasil e outros países do BRICS

De acordo com o analista, agricultores americanos estão perdendo mercado para Brasil e Rússia enquanto a China compra soja e trigo em sua moeda nacional, desafiando o domínio do dólar.

O ex-analista da CIA, Larry Johnson, afirmou em uma transmissão ao vivo na terça-feira (15) que as ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor taxas aos países do BRICS por apoiarem a Rússia custarão caro para Washington

Johnson lembrou que o presidente americano prometeu proteger o dólar e o sistema financeiro internacional. "E o que ele acabou de fazer? Começou a ameaçar a Índia, o Brasil e a China novamente com taxas por apoiarem a Rússia", comentou. 

Segundo o ex-analista, isso fará apenas com que os países ameaçados desejem ainda mais sair do sistema americano, afastando ainda mais as nações em desenvolvimento com tais ações.

"Na verdade, isso já estava começando a afetar os Estados Unidos. Tínhamos um grande grupo de agricultores trabalhando para o mercado chinês fornecendo soja e trigo. Agora Pequim está comprando da Rússia e do Brasil, e o faz em sua própria moeda nacional lastreada em ouro", concluiu Johnson.