A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, reagiu às palavras da Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores, Kaja Kallas, sobre um novo esquema de fornecimento de armas americanas à Ucrânia.
"Kaja Kallas está começando a desconfiar de alguma coisa? Vamos ajudar: é como se te mandassem pagar pela comida, mas outra pessoa comesse e depois morresse. Certo?", escreveu Zakharova no Telegram nesta quarta-feira.
Proposta de Trump
A iniciativa de Trump foi apresentada durante uma reunião com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, na Casa Branca.
O plano prevê que os países aliados da aliança atlântica adquiram armamentos produzidos pela indústria de defesa norte-americana, enquanto Washington atuaria como fornecedor, mas não como financiador.
A proposta de que países europeus financiem a compra de sistemas de defesa Patriot e outros armamentos para o regime de Kiev provocou uma reação direta da União Europeia.
A chefe da diplomacia do bloco afirmou que os Estados Unidos também devem assumir parte da responsabilidade financeira no apoio militar à Ucrânia, informa o jornal norte-americano Politico.
"Se você promete fornecer armas, mas diz que outra pessoa pagará por elas, não foi você quem realmente as forneceu, certo?", perguntou Kallas.