Notícias

Por que algumas pessoas estão sempre atrasadas? A ciência tem uma explicação

Especialistas em saúde mental dizem que nem sempre o motivo é preguiça ou desrespeito.
Por que algumas pessoas estão sempre atrasadas? A ciência tem uma explicaçãoGettyimages.ru / NurPhoto / Contributor

Chegar atrasado com frequência costuma ser visto como sinal de desorganização, descuido ou falta de consideração. No entanto, segundo especialistas em saúde mental, a explicação pode estar em uma condição neurológica chamada cegueira temporal.

Frequentemente confundida com simples distração, essa condição afeta a capacidade do cérebro de perceber a passagem do tempo e estimar a duração de tarefas rotineiras. Em entrevista à Fox News, o psiquiatra Mauran Sivananthan, do Henry Ford Health, nos Estados Unidos, explicou que a principal característica da cegueira temporal é "a incapacidade de estimar um intervalo de tempo", o que interfere no planejamento diário e contribui para stress e frustração.

Erros de cálculo

A analista comportamental Laurie Singer, da Califórnia, afirmou que pessoas com essa dificuldade "geralmente não sabem quanto tempo passou ou quanto tempo resta durante uma atividade".

Alguns indivíduos subestimam o tempo necessário para se arrumar, enquanto outros perdem completamente a noção do tempo por estarem imersos em uma tarefa — fenômeno conhecido como hiperfoco.

Especialistas classificam a cegueira temporal como um problema de função executiva — conjunto de processos mentais responsáveis por organizar, planejar, resolver problemas e se adaptar a diferentes situações.

Embora não seja um diagnóstico clínico isolado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), é reconhecida como um dos sintomas comuns em pessoas com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

A condição, porém, não está restrita ao TDAH. Também foi observada em indivíduos com autismo, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), lesões cerebrais traumáticas, depressão, ansiedade e doenças neurológicas como Parkinson e esclerose múltipla.