Notícias

Rússia se torna maior fornecedora de diesel ao Brasil sob governo Lula

Desde abril de 2023, Moscou superou Washington nas exportações do combustível, impulsionado por descontos e sanções ocidentais ao petróleo russo.
Rússia se torna maior fornecedora de diesel ao Brasil sob governo LulaAxel Heimken/picture alliance via Getty Images

A Rússia se consolidou como o principal fornecedor de diesel ao Brasil durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo dados oficiais do governo brasileiro. Desde abril de 2023, o país superou os Estados Unidos nas exportações do combustível, com volumes e valores crescentes.

Entre janeiro de 2023 e junho de 2025, o Brasil importou US$ 12,4 bilhões em diesel russo, mais que o dobro dos US$ 5 bilhões provenientes dos EUA no mesmo período, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). 

O movimento é atribuído principalmente aos preços mais baixos praticados pela Rússia, após as sanções ilegais impostas por países ocidentais devido ao conflito armado na Ucrânia.

"O Brasil, com essa janela, passa a comprar diesel russo. Com isso, desde a guerra para cá, a importação de diesel russo direto é um pouco mais de 60% do nosso consumo", disse ao portal Poder360 o sócio-fundador do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), Adriano Pires.

A diretora de downstream do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Ana Mandelli, apontou que o aumento nas compras já vinha ocorrendo durante o governo Bolsonaro. Para ela, o movimento é natural do mercado, devido à oferta e demanda do produto.

"A gente teve um aumento grande do diesel russo em 2022, que pode ter chegado ao ápice no início de 2023, mas era um movimento que já vínhamos acontecendo antes", disse Ana ao site.