Notícias

Brasileiro desaparecido no conflito ucraniano teria morrido em sua primeira missão, apontam relatos

Wagner Vargas da Silva, do Paraná, se alistou voluntariamente em brigada ucraniana e estava desaparecido desde junho.
Brasileiro desaparecido no conflito ucraniano teria morrido em sua primeira missão, apontam relatosReprodução/Redes Sociais

O brasileiro Wagner Vargas da Silva, natural de Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná, teria morrido durante um confronto na vila de Hrekivka, região russa de Lugansk, em 15 de junho de 2025. As informações são de canais cobrindo o conflito ucraniano nas redes sociais.

De acordo com a publicação, Wagner chegou à Ucrânia em março e se juntou à 3ª Brigada Azov, na condição de mercenário. Mesmo sem experiência militar, passou por um treinamento rápido antes de ser enviado ao front, onde teria morrido em sua primeira missão.

Segundo os relatos, o paranaense foi por conta própria para o conflito. Antes de se alistar, trabalhou como pedreiro no Brasil. 

Em uma entrevista à imprensa brasileira no início de junho, a mãe de Wagner confirmou as informações sobre a falta de experiência militar. "Ele disse que era o sonho dele. Ele queria conhecer o mundo e viver uma vida diferente", disse Maria de Lourdes.