Lavrov adverte sobre uso do dólar como uma 'arma' pelo governo americano

Os países-membros do BRICS e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos estão "buscando formas alternativas de pagamento que não estejam atreladas ao dólar", disse o chanceler russo.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, advertiu o governo Trump nesta terça-feira (15) sobre as consequências maléficas do uso do dólar como uma "arma".

O chanceler russo destacou que diante dos "abusos" do governo anterior dos EUA, os países-membros do BRICS e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, entre outros, "buscam meios alternativos de pagamentos que não sejam vinculados ao dólar e, portanto, estejam protegidos contra a arbitrariedade de Washington".

"Este processo não pode mais ser interrompido", disse Lavrov, acrescentando que isso não se deve ao fato de eles quererem "fugir do dólar", mas porque o dólar passou a ser utilizado para "punir aqueles cujo comportamento, de acordo com os americanos, não condiz à manutenção de sua ordem mundial".

Lavrov respondeu às ameaças do atual governo dos EUA contra o BRICS observando que Trump pensava de forma diferente em tempos passados quando declarou que as ações do governo Biden, que utilizava o dólar como uma "arma, causaram danos irreparáveis à autoridade" dessa moeda de reserva global.