Alemanha se diz 'disposta a matar russos'; Kremlin reage

"A Alemanha está se tornando perigosa novamente", declarou o porta-voz do Kremlin; Moscou tem classificado como "absurdas" as acusações de que a Rússia teria planos para atacar países da OTAN.

As Forças Armadas da Alemanha estão preparadas para enfrentar tropas russas caso Moscou ataque um país da OTAN, afirmou o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius.

Em entrevista publicada no domingo (13) pelo Financial Times, Pistorius disse que os militares alemães — parte dos quais foi recentemente deslocada para a Lituânia — não hesitariam em usar força letal, se necessário.

De acordo com o jornal, o ministro insistiu que as tropas da Alemanha estariam dispostas a "matar soldados russos" no caso de um ataque de Moscou a um país membro da OTAN.

"Não é para intimidar ninguém, mas para deixar claro que sabemos o que podemos fazer — queremos viver em paz com vocês, mas não pensem que somos fracos ou que não vamos nos defender", declarou.

Reação do Kremlin

"A Alemanha está se tornando perigosa novamente", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira (14), ao comentar as falas do ministro.

Em entrevista à mídia russa RBK, Peskov afirmou que é difícil acreditar que Pistorius tenha feito uma declaração dessa, "no entanto, infelizmente, é assim".

Moscou tem repetidamente negado qualquer intenção de atacar a OTAN, classificando tais alegações como "um completo absurdo".

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que esse tipo de declaração busca justificar o aumento dos gastos militares.